– É necessário entusiasmo – deixar-se contagiar pelo coração (essência das coisas) e contagiar os outros com o seu coração.
– É preciso ter paciência, esperar-se o tempo das coisas. Deus cuida de tudo em seu tempo.
– Toda vez que for comprar algo, pergunte-se se pode passar sem aquilo. Então, ficará claro o que é da necessidade e o que é do desejo.
– É preciso ver-se o sofrimento e os problemas dos outros dentro de um contexto maior, de um processo de cura, transformação e tomada de consciência do qual pode-se apenas tomar parte ou ser testemunha sem tomar para si a responsabilidade, pois isto, de se assumir o encargo, é apenas um desejo narcísico de se querer ser imprescindível, poderoso e querido pelos envolvidos no caso.
– Fazer do dia uma vivência sagrada para sentir-se confortável na vida e diante de Deus. Transformar o profano em sagrado é ter uma consciência diária de que a vida deve ser boa para todos e que isto é proporcionado pela convivência. Fazendo da humanidade um lugar seguro, amistoso, prazeroso de se viver. estar identificado com a humanidade, em cada momento, gesto ou atitude na existência. Ser um junto com o todo – um no todo.
– As relações que não tem afeto não têm, também, conexão anímica..
O sensório puramente é a porta, mas não faz o caminho para a ligação da alma.
E sempre que a ligação anímica não acontecer haverá uma ferida. Nenhum mecanismo de compensação cura esta ferida na alma, que só pode ser curada por conexões anímicas, ligações afetivas – amor.
Não há estratégia que compense ou engane esta realidade do amor na alma.
-O amor não tem a função de fazer os seres ficarem iguais, mas de unir as diferenças. De criar um espaço comum de convivência para as individualidades.
– Deus é a consciência de que há algo maior do que eu (O EU). Algo além de mim.
– Espiritual é a consciência da conexão com o universo. Algo além da satisfação pessoal das necessidades e dos desejos, mas da função da própria individualidade no todo. A consciência de ser participante do movimento do universo.
Romero Magalhães
Terapeuta de Abordagem Psicocorporal
Membro da Federação Latino Americana de Análise Bioenergética e da Sociedade de Análise Bioenergética da Bahia